É sempre tempo adequado e necessário de aprimoramento dos processos de COMUNICAÇÃO, seja do ponto de vista individual/pessoal, como Empresarial.
Importa, periodicamente, uma Revisão de Conceitos, Atitudes e
Habilidades de Comunicação.
São inúmeras as oportunidades que qualquer Profissional se vê realizando, seja participando de Reuniões, Aulas, Palestras,
Conversas, Debates, Entrevistas, e de tantas outras estratégias e até daquelas ainda não “inventadas”.
É evidente que o Profissional da atualidade quer ter desempenho
exemplar e invejável com a sua Comunicação.
E logo foca em elementos essenciais tais como: Assertividade,
Objetividade e Clareza visando um permanente investimento na melhoria das suas abordagens em público, na escrita, em áudios e outros meios de conexão com o mundo.
No entanto merece destaque o cuidado com a Gramática da Língua
Portuguesa. Nenhuma técnica facilitadora da Comunicação substitui o esmero e o respeito às normas gramaticais.
É lembrar que Comunicação = via de mão dupla.
Empresários, Professores, Palestrantes, Estudantes, Profissionais que usam a Comunicação como instrumento de trabalho podem priorizar a ESCUTA ATIVA.
E a postura do Profissional da atualidade:
� Fala bem, sim. Escuta bem?
�� Concentra-se no que diz o interlocutor, verbal e fisicamente?
�� Quando sua mente divaga, logo se dá conta e presta atenção ao outro?
�� Sabe lidar bem com o inesperado?
� Supõe sobre o que o outro quer dizer?
� Usa gestos com a cabeça, com os olhos, com sons, fazendo perguntas, dando a entender ao outro a sua real escuta?
� Já se sentiu interrompido numa abordagem?
� Alguém já reclamou da sua prolixidade?
� Já se percebeu em conversa paralela desviando a atenção do interlocutor?
Demonstra efetiva ESCUTA?
Que tal pensar sobre tudo isso e reordenar a capacidade de ESCUTA?
Afinal aprende-se mais ao escutar do que ao falar.